AELB
Academia Evangélica de
Letras do Brasil
Cadeira 23
Titular
Acad. Luiz Fernando Gevaerd
Terceiro ocupante desta cadeira.
LUIZ FERNANDO GEVAERD, natural de Curitiba, Paraná, 1955, escreveu, entre outros, MEDIAÇÃO DE CONFLITOS - FATOR DE APAZIGUAMENTO SOCIAL(Editora Cima, 1994), QUANDO O AMOR ACABA NA JUSTIÇA(Editora Multiletra, 1997 - 4ª edição), UM MERGULHO PARA O ALTO(Editora Missão, 1998). Filho de Dr. Jair Lima Gevaerd (falecido) e Esther Lima Gevaerd.
Bacharel em Ciências Econômicas(1976). Bacharel em Administração de Empresas(1978). Bacharel em Direito(1982).
Professor assistente de direito de família (direito civil V) na Faculdade Cândido Mendes, Ipanema, Rio de Janeiro, 1992/1993. Professor da Escola Superior de Advocacia da OAB, no Rio de Janeiro, no curso de Direito de Família, 1993.
Preletor Internacional da ADHONEP - Associação de Homens de Negócio Evangélicos, com atuação em 160 países, reunindo-se regularmente em mais de 600 cidades brasileiras.
Membro Efetivo do Instituto dos Advogados do Brasil - Brasil - 1984. Membro da American Arbitration Association - USA - 1992. Membro da Flórida Association Of Professional Family Mediators - USA - 1992. Membro da Interamerican Bar Association - USA - 1993.
Membro da Associação dos Advogados de São Paulo - 1993. Título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro, outorgado por unanimidade do plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, conforme projeto de resolução 913/93, aprovado na sessão legislativa de 19 de novembro de 1993. Título de "Conferencista Ilustre", outorgado pelo Corpo Discente da Universidade Veiga de Almeida, em 1994. Medalha Tiradentes, outorgada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, em 21 de abril de 1994.
Medalha Pedro Ernesto, outorgada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em 10 de agosto de 1995.
2º ocupante
Acad. João Rodrigues
Segundo ocupante desta Cadeira.
JOÃO RODRIGUES, natural de Ponte de Lima, Minho, Portugal, 01.10.1916, escreveu entre outros, VIVENCIAS DO POVO DE DEUS.
Patrono
Acad. Manoel da Silveira Porto Filho
Primeiro ocupante desta Cadeira.
MANOEL DA SILVEIRA PORTO FILHO, natural do Rio de Janeiro, Capital, 01.06.1908, escreveu, entre outros, HISTORIA E MENSAGEM DOS HINOS QUE CANTAMOS, TEMPOS E ESTAÇÕES DO REINO DE DEUS, EM SEUS PASSOS QUE FARIA JESUS(Drama), PREPARE SUA LIÇÃO ASSIM, BENIGNA LUZ(Poesias), LIÇÕES SOBRE ANÁLISE SINTÁTICA, HISTORIA DO CONGREGACIONALISMO, O APÓSTOLO DA MADEIRA.
Depois de ter cursado 3(três) anos de medicina, deixou o curso e matriculou-se no Seminário Teologico Batista do Sul do Brasil, no Rio de Janeiro, onde se formou Bacharel em Teologia. Tornou-se Ministro Evangélico Congregacional. Casou-se com Eunice Farias Porto, com quem teve 5(cinco) filhos. Casou-se depois com Evangelina Farias Porto.
Professor de ensino secundário. Foi Pastor de diversas Igrejas Evangélicas Congregacionais. Fundador e Diretor do Instituto Bíblico da Pedra de Guaratiba, no Estado do Rio. Professor de Geografia Política, Grego e Exegese do Novo Testamento.
Foi Presidente da Junta Geral da União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil. Membro da Comissão Revisora do livro SALMOS E HINOS e também do HINÁRIO EVANGELICO, publicado pela Confederação Evangélica do Brasil. Escreveu vários hinos evangélicos.